Cases – Operação Portuária – Terminal de Grãos

O desafio de integrar a operação portuária ao sistema administrativo com eficiência e sem erros.

Foi  a expectativa gerada pela T-Grão quando adotou o SAP Business One.

O primeiro passo, foi compreender a rotina da operação, como as áreas operavam, trocavam informações e como essas informações eram passadas para os clientes e para a diretoria.

A T-Grão opera um terminal portuário que presta serviços de importação e exportação de cargas, e de armazenamento segregado dos produtos, um serviço qualificado que poucas empresas de seu ramo conseguem oferecer.

Além da facilidade que o SAP B1 ofereceu por ser um sistema integrado, destacou-se também a transparência do processo pela capacidade de rastreamento da informação. Isso permite que erros operacionais sejam detectados e corrigidos rapidamente.

Para tornar o processo ainda mais transparente e eficiente, integrou-se o software que gerencia a balança de fluxo ao sistema de gestão de estoque e faturamento do SAP B1. Dessa forma, foram eliminados alguns processos manuais, garantindo a integridade da informação desde a sua origem.
Essa mesma informação é utilizada pelo controle de faturamento, evitando-se assim ruptura no processo.
Com o sistema implantado, todo o ciclo descarga/carga do navio, controle de estoque dos cilos de armazenagem, gestão das despesas e faturamento, todo o processo de negócios é administrado por um único software, o SAP Business One.